domingo, 17 de fevereiro de 2013

Porque a saúde ginecológica é muito importante!

Olá pessoal,


Hoje queria vos falar de um tema que para algumas pessoas será tabu, que é a importância da saúde ginecológica.

É muito importante as consultas à ginecologista para ver se está tudo bem com o nosso sistema reprodutor. Para além de exames que despistam alguns tipo de cancro, podem contar com o apoio médico para esclarecer todas as vossas perguntas.
O médico é a melhor pessoa para vos esclarecer sobre tipos de doença, cuidados a ter na prevenção de uma gravidez, sobre as doenças sexualmente transmissíveis etc.

Um exame que é o terror das mulheres é o chamado exame Papanicolau.

Afinal o que é o Papanicolau?


 (infornação retirada da Wikipédia)


teste de Papanicolau é um exame ginecológico de citologia cervical realizado como prevenção ao câncer do colo do útero.
Seu nome traz a identidade de seu idealizador, o médico grego Geórgios Papanicolau (1883-1962), considerado o pai da citopatologia. O exame deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexual ativa ou não, pelo menos uma vez ao ano. Após três exames anuais consecutivos normais, o teste de Papanicolau pode ser realizado com menor frequencia, podendo ser, em mulheres de baixo risco, até à cada três anos, de acordo com a análise do médico, porém mulheres com pelo menos um fator de risco para câncer do colo uterino devem continuar se submetendo ao exame anual.
Consiste basicamente na colheita de material do colo uterino com uma espátula especial, sendo este material colocado em uma lâmina e analisado posterioremente por um citopatologista (que pode ser um biomédicofarmacêutico bioquímico ou médico) ao microscópio. É citológico, examina a morfologia das células da mucosa do colo do útero, analisa alterações nas células cervicais, chamadas de displasia cervical. A displasia que se desenvolve deve-se a uma infecção causada pelo vírus que se designa papiloma vírus humano (HPV). Este vírus altera de tal forma as células que se podem formar tumores benignos ou mesmo malignos. Atualmente uma vacina já é oferecida nos consultórios particulares, na maior parte da América Latina, EUA e Europa.
Em Portugal, a vacina já faz parte do Plano Nacional de vacinação, sendo fornecido a todas as crianças do sexo feminino quando atingem os 13 anos. A vacina é do tipo quadrivalente (tipos 6,11,16 e 18), abrangendo os isotipos HPV alto risco para cancro cervical. O exame de Papanicolau também pode diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis ou o condiloma, uma afecção que pode levar a uma doença maligna.
O teste é um exame de triagem. Desta maneira não define diagnósticos definitivos, mas levanta suspeitas. É necessária a confirmação por outros métodos.

Deixo em baixo um vídeo do Youtube onde se explica bem em que consiste o exame.


SENHORAS NADA DE MEDOS NEM DE VERGONHAS. A SAÚDE É MUITO IMPORTANTE!!





Por isso já sabem uma vez por ano marquem consulta com o médico e ele é que determina quando fazem o exame mediante claro dos vossos exames anteriores. 

É por de lado a vergonha, porque fartinhos ou fartinhas de ver vaginas estão eles...


Sem comentários: