quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Dicas de Poupança...


Como estamos numa altura de apertar o cinto penso que é bom partilhar com vocês algumas dicas para se poupar alguns euros..

1. Anotar todos os gastos num papel:
Anotar todo o tipo de gastos que se tem ao longo do dia/semana. No final verificar que gastos desnecessários se fez ou que forma se pode reduzir certos custos. Não fazemos ideia do dinheiro que gastamos às vezes com coisas mínimas que não nos fazem falta, assim tendo escrito num papel temos consciência do mesmo e evitamos gastar mais do que necessário.

2. Levar o almoço para o trabalho: esta é óbvia, se contarmos o dinheiro que gastamos em lanches e almoços fora de casa apanhamos um susto. Se for possível levar o almoço ou até mesmo o lanche já ajuda a poupar alguns tostões.

3. Aproveitar opções de lazer gratuitos: por exemplo ver ofertas da junta de freguesia, pesquisar sites de grupos de teatro ou bandas ou então a opção mais simples reunir os amigos para um cinema em casa, cada semana um leva um filme!!!

4. Tenha só um banco: evitar ter várias contas pois os custos de manutenção podem fazer diferença e antes de optar por um verificar bem as opções da concorrência.

5. Listas de supermercado: fazer uma listinha de tudo o que precisa, e que realmente usa ou precisa... os olhos comem muito mais do que imaginamos

e por fim esta última que sigo e não vem nesta lista é : sempre que na carteira encontro moedas de 50 cêntimos para baixo ponho de parte, de vez em quando vou trocando e vou vendo que ao final de um tempo já compro um livro só com esse dinheiro...

Boa sorte...

Algumas dicas retiradas da Cosmopolita de Fev 2009

Sem comentários: