quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Terminei de ler... Já não se fazem Homens como antigamente





Já terminei de ler o livro Já não se fazem Homens como antigamente e posso dizer que adorei.


Falando de uma forma muito prática temos 4 livros num só, penso que o projecto foi muito bem conseguido com 4 historias que relatam as relações humanas e suas controvérsias. Temos desde desejos, desencontros, ilusões, humor...


O conto a Clara ou a Cinderela dos tempos modernos conta -nos a busca que as mulheres fazem pelo chamado Príncipe Encantado que parece tardar e falhar. Gostei da forma descontraída e jovial em que nos é relatada a história e sobretudo a forma como nos põe a pensar sobre como estamos nas nossas relações.


O conto a Paciência de Chinês é a historia de duas almas desencontradas e que procuram o mesmo: o Amor. O conto (peça de teatro) é narrado por um fantasma irónico e muito fontal que nos vai pontuado ao longo do conto de boas gargalhadas e nos remete para uma análise mais psicológica daquilo que é realmente importante. Acredito que este conto poderia ser adaptado por uma companhia de teatro e representá -lo na integra (deixo aqui o mote).



O conto Ele Tomou Viagra ela chamou a polícia é um conto onde ardilosamente acompanhamos um homem de 82 anos que pretende fazer amor ou nas suas palavras f* com a sua esposa. A forma cómica como o autor nos narra os vários momentos é muito bem conseguido.


Por fim o conto a Lâmina do Amor é quase uma chamada de atenção ao amor virtual e como as aparências iludem e de que maneira. O autor narra a história de um casal cuja harmonia vai ser separada pela existência de uma 3ª pessoa que surge do nada através da rede social Facebook. A história está contada de forma a que sejamos espectadores de toda a cena e quase conseguimos acompanhar como se de uma novela de tratasse.


No meu entender este livro prova que 4 autores ainda pouco conhecidos podem -se juntar e fazer um bom livro de qualidade.

A diversidade dos contos aumenta a importância do livro, uma vez que na minha opinião acabamos por ter 4 livros num só.


Definitivamente um livro a reter e uma boa oferta independentemente da idade.

2 comentários:

nuno medon disse...

olá! eu ainda vou no começo ***

blueiela disse...

Olá Susana:)


Posso dizer que ao ler as tuas palavras sinto-me realizada e com a sensação de dever cumprido.A ideia do livro com estas 4 histórias é deixar as pessoas a pensar um pouco sobre o modo como se relacionam umas com as outras...como cuidam e alimentam os seus sentimentos.Esperamos ter conseguido fazê-lo de uma forma bem disposta e leve.


um beijinho

Daniela Pereira