quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Fumar ou não fumar....


Desde o dia 1 de Janeiro entrou em vigor a nova lei do tabaco.. Para muitos uma injustiça para outros uma lei que já há muito vinha a ser necessária. Para mim esta questão envolve toda uma problemática de difícil resolução, nomeadamente um direito fundamental que é o direito da liberdade..
Pois é, a questão não é fácil amigos, pois eu como não fumadora por opção, por um lado, não quero estar num sitio e estar a levar com o fumo dos outros (cada um mata-se como quer) por outro lado os outros têm direito a fumar por livre opção.
Eu penso que esta lei é sobretudo bem vinda nas pastelarias e restaurantes. Por exemplo na minha rua há uma pastelaria que tem uma grande variedade de bolos, mas todos eles sabem ao mesmo: a fumo... Podem não acreditar mas qualquer que fosse o bolo, o sabor a tabaco já logo de manhã estava presente como se fosse um ingrediente do mesmo.. Para mim esta lei só vem a melhorar a minha qualidade de vida, no entanto tenho pessoas próximas que fumam e sei o complicado que pode ser. Penso que deveriam ser limadas umas arestas de modo a permitir uma maior igualdade.. enfim, era apenas um desabafo...

1 comentário:

Sérgio Minhós disse...

Acho que esta lei seria evitada se não passasse apenas pelo bom senso das pessoas fumadoras mas também pela boa educação, coisa que parece ser inexistente em muitos fumadores.Infelizmente o vício está sempre à frente destas duas características.
Pois é, paga o justo pelo pecador. Chamem-lhe uma lei radicalísta, o que quiserem. O estado Português fez, para mim, a melhor escolha no sentido em que se tivesse sido uma lei mais permissiva ninguém a iria cumprir e iria ser necessário gastar mais dinheiro a rectificar essa mesma leia a toda a hora.

Um bem haja a todos.

SM