quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Cultura Romani

Para quem não sabe a cultura Romani é o que conhecemos por ciganos.. è uma cultura que me atrai bastante sobretudo pela união familiar que ali se vive.. Como toda a gente sabe sou grande apreciadora das feiras e posso me gabar que alguns ciganos já me conhecem e têm para comigo uma relação de confiança e lealdade que eu, obviamente correspondo...
Há um aspecto que me chama muito a atenção e como psicológa social o tema ainda me chama mais a atenção é o porquê da ausência de incesto na comunidade cigana?? Já pensaram nisso?? De facto, todos os dias sabemos de casos em que pais abusam das filhas, tios abusam de sobrinhas e muitas vezes nascem crianças dessas relações.. E eu pergunto e na comunidade cigana?? De facto não existe. E será que deriva do facto da comunidade cigana assentar numa forte crença familiar associada á ideia da virgindade no casamento? É esta a minha convicção.... Penso que a construção social que eles fazem dos filhos/filhas é assente na sua visibilidade social enquanto membro da comunidade e que não pode ser "manchada" por nada...
Pode ser que um dia consigo estudar o caso de modo apropriado e perceber ao menos os factores e condicionantes....
Enfim, fica aqui o desabafo...

1 comentário:

nuno medon disse...

oi! eu por acaso n sabia mas graças a este texto fiquei a saber :). Bom texto e muito interessante! bjs