domingo, 12 de junho de 2011

Como sobreviver nas festas populares...

Hoje é a noite mais importante para os Lisboetas. Hoje é noite de Santo António e os bairros lutam pela melhor marcha e pelo melhor arraial. Lisboa hoje é invadida por milhares de pessoas e certos cuidados têm de ser dados...

Deixo -vos alguns conselhos porque apesar de Lisboa ser relativamente segura não convém baixar a guarda:

- Usar roupa confortável (o engate fica para outra altura) calças, top, casaco e sobretudo o calçado. Hoje os ténis são a melhor opção. É muito mais confortável para quem anda de arraial em arraial e previne as milhares de pisadelas.

- A mala deve ser pequena e à tira colo. Nada de malas grandes, nem malinhas de mão. A confusão é muita, pouco espaço e é preciso ser prático. Na mala levar apenas o necessário, o BI (se for fotocópia ainda melhor) telemóvel (se houver por casa um mais rasca hoje é um bom dia para lhe dar uso), lenços, dinheiro, sobretudo trocos. Se levarem mais dinheiro espalhem pelo corpo, hoje os carteiristas vão andar em cima.

- não levar carro ou se levarem deixarem num sitio mais longe e fazer o resto do percurso a pé.
Estacionar vai ser milagre e aqueles que ficam estacionados servem de bancos ao pessoal e isso convém evitar. Melhor então é ir de táxi assim podem beber e não têm essa preocupação.

- Se forem num grupo marquem um sitio comum onde se possam encontrar caso alguém se perca. Os telemóveis não vão funcionar nas melhores condições e por isso se alguém se perder encontram -se num local e seguem viagem .

- Em relação às multidões algumas medidas devem ser tomadas. A zona da Sé e Alfama costumam estar num mar de gente com pessoal a empurrar e com o álcool à mistura é uma bomba relógio preste a explodir. A melhor posição a adoptar é a posição de boxer (pernas abertas, ligeiramente flectidas; e com os braços abertos a proteger o peito). As pessoas costumar começar a empurrar e vamos cedendo e o peito é pressionado. Caso caiam levantem logo um braço para alguém vos puxar para cima. E caso a situação se complique a melhor forma de sair da onda de gente é como se faz nas corrente do mar, saímos de lado, não vale a pena querer andar para a frente nem para trás. O melhor é irem andando para o lado até sair e esperar que as cosas acalmem.

Enfim, são apenas alguns conselhos que devem ter em conta para gozar a noite com boa disposição e sem problemas.

E de resto, bom Santo António, e já sabem as meninas solteiras hoje peçam ao santo para vos trazer um bom amor :)

Divirtam-se!!!!

Sem comentários: