quinta-feira, 30 de junho de 2011

Entrevista à Inês do projecto I2Criações

Isabel e Inês - Mãe e Filha

Para mais uma entrevista aqui no Susanita na Net, resolvi entrevistar a Inês, que juntamente com a mãe, Isabel, fazem a dupla do I2Criações.


o I2Criações é um site onde elas expõem os seus trabalhos manuais (bijuteria; decoupage; pintura em ajuleijos entre outros). Nesse site, podemos comprar os produtos e também pedir as artistas algo mais pessoal. Com elas tudo é possível!!

O que eu gosto nestas peças é que são originais, ou seja aqueles colares ou brincos não vão andar por aí pendurados em metade da população. Para além disso, quem quer oferecer uma prenda é preferível que esta seja algo único do que uma lembrança que se pode encontrar em qualquer lado. Pelo menos é a minha opinião :).

Então cá vamos espreitar o I2criações. Apertem os cintos que ai vamos nós!!



Como surgiu o projecto I2criações?

Desde pequena que vi a minha mãe realizar trabalhos manuais: costura, bordados, pintura, entre outros. Penso que foi essa experiência que influenciou o meu gosto pelas manualidades e pelo artesanato. Inicialmente comecei por fazer trabalhos para mim ou para oferecer aos amigos. Entretanto, foram os amigos que me desafiaram para vender as peças que fazia. Depois de algumas conversas entre mãe e filha, decidimos então dar asas a este projecto: I2 Criações - Isabel e Inês, as nossas criações!



Como organizas o teu trabalho profissional, vida pessoal e o projecto?

"As ideias são muitas, o tempo é pouco!" É esta a afirmação que melhor descreve neste momento a I2 Criações. Este projecto representa um hobbie que nos permite satisfazer o lado mais artístico, e claro está fazer um mealheiro simpático! :) A vida pessoal e a vida profissional ocupam a maior parte do nosso tempo, no entanto há sempre um "cantinho" para mais uma peça.



Que trabalhos vocês fazem?

O core da I2 Criações é a Bijuteria. No entanto, realizamos outros tipos de trabalhos como Decoupage, e aqui inserem-se um vasto número de peças (caixas, tabuleiros, quadros, caixas de fraldas, etc), Pintura em Azuleijo e Porcelana e Trapilho.



Houve alguma peça que te tenha dado um gozo especial a fazê -la?

Todas as peças que faço por encomenda dão-me um especial prazer, porque sei que estou a criar exactamente o que alguém me pediu! :)



Visitando o site e vendo as peças como se faz o pedido e que métodos de pagamentos utilizam?

Só para fazer um enquadramento, a primeira morada da I2 Criações foi um blog: www.i2criacoes.blogspot.com. Depois ficámos um bocadinho mais crescidos e mudámo-nos para www.i2criacoes.com

Relativamente aos pedidos, basta enviar um mail para ines@i2criacoes.com indicando a referência e/ou nome da(s) peça(s) que pretendem encomendar. Posteriormente, receberá a nossa resposta a confirmar a encomenda e a solicitar os dados pessoais para envio ou entrega em mão (no caso de ser em Lisboa) da mesma. Os métodos de pagamento são por Transferência Bancária, Depósito em Conta ou à Cobrança, sendo que neste último acresce o custo do serviço).



No vosso site falam do projecto solidário, podes nos falar dele?

A Associação Projecto Jovem (APJ) é uma Instituição de Solidariedade Social (IPSS) sem fins lucrativos, sediada em Vialonga (Vila Franca de Xira). Tem um Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) que integra diariamente 30 jovens utentes com deficiência mental e/ou motora, com idades compreendidas entre os 16 e os 50 anos.

Como certamente é do conhecimento de todos, estas Instituições vivem de um subsídio mensal atribuído pelo Instituto da Segurança Social, que muitas vezes não chega para fazer face às despesas mensais que este tipo de casas têm.

Perante tais dificuldades decidiram aderir à reciclagem de sacos de café (de várias marcas) e criar vários modelos de artigos. Todos estes produtos são elaborados pelos jovens utentes na sua actividade ocupacional semanal, onde as vendas dos mesmos revertem na sua totalidade a favor da Associação Projecto Jovem.

Desta forma, estamos a promover o artesanato e a ajudar quem mais precisa! :)



Que trabalhos mais gostas de fazer (colares, brincos, etc)?

Eu tenho um gosto especial por colares! :) Talvez por ser das peças que mais aprecio usar, tenha a tendência de criar mais. Mas de uma forma geral, todas as peças são feitas com muito amor e carinho!! :)



Ficaram curiosas? Então podem sempre dar um pulo até ao site e podem segui -las também pelo facebook . Assim ficam a par de todas as novidades!



Quero agradecer à Inês pelo carinho e disponibilidade para conceder a entrevista e vou levantar aqui um pouco do pano...

Com a colaboração do I2Criações a Susanita vai lançar um passatempo com algumas peças!

Fiquem atentas pois muito em breve faço o lançamento do mesmo !



Eu não disse que ia ser bom?

Sem comentários: