domingo, 14 de agosto de 2011

Mas afinal os Lisboetas têm sotaque??

Já duas pessoas me disseram que tenho sotaque de Lisboeta, e que se notava principalmente quando eu estava irritada.

Muito surpresa afirmei que os Lisboetas não têm sotaque... Mas ao que parece até temos.

Numa reportagem que deu na SIC sobre o calor (ver aqui, a partir dos 47 minutos) em Lisboa e a reportagem era em Alfama, eu reparei que havia algo peculiar na maneira de falar. E agora e cá entre nós desconfio que há uma maneira específica dos Lisboetas falarem, mas atenção eu noto isto nas pessoas dos bairros populares... Ou seja parece que esse dito sotaque mora na Lisboa antiga.


Não me peçam para explicar mas pelo que estive a tentar perceber parece que acentuamos o som nos "S" principalmente no final das palavras ex: vivos, há uma entoação no final no s).


Obviamente isto são especulações porque não tenho formação nenhuma para falar mas vou ficar atenta...


E vocês o que acham? Os Lisboetas têm sotaque?

4 comentários:

Panda disse...

lol só mesmo uma lisboeta para achar que não têm sotaque... eu noto em todos. E eu tenho o do norte, etc etc etc

Unknown disse...

AI temos?? ahahaha não achava mesmo... hihih

D. disse...

São poucos os lisboetas que não têm (muito) sotaque. De todos os lisboetas que conheço, só 2 deles é que têm um sotaque menos perceptível.. Eu acho que todas as regiões do país têm o seu sotaque. Eu sou do Porto e por aqui há pessoas que têm um sotaque muito acentuado e outras que mal se nota. Mas nota-se sempre :)

Vera disse...

Toda a gente tem sotaque da zona onde vive. Uns mais acentuados que outros. Eu sou do Norte, mais propriamente de V N Famalicão, estou no Sul à 13 anos e rapidamente passei a ter o sotaque de cá, embora misturado com o do Norte. Sempre que vou visitar a família dizem logo que tenho sotaque Lisboeta, embora eu não viva em Lisboa e tal. Mas eu noto bastante diferença de sotaques na pessoas, e na região de Lisboa existem diversos sotaques diferentes, pelo menos "ao meu ouvido". Beijocas