domingo, 15 de fevereiro de 2015

O que eu acho desta coisa dos sacos de plástico?


A partir de hoje começamos a pagar os sacos de plásticos leves. No mínimo são 10 cêntimos por sacos. Pode ser maior caso os comerciantes assim o desejem.
Segundo o governo isto faz parte de uma série de meninas para incentivar a comportamentos amigos do ambiente.
O que acho é que não passam de balelas para arranjar dinheiro. Há uma série de coisas que se podia fazer para melhorar o ambiente e não há, e agora querem nos fazer crer que o problema dos sacos plásticos é que é?

Por exemplo, aumentar a rede de transportes públicos! Cada vez mais as carreiras são mais pequenas. Aqui na zona onde moro ao fim de semana só há uma carreira a funcionar e quase passa de hora em hora. Um horror! O Metro também agora é mais reduzido podendo uma pessoa esperar 10 minutos pelo próximo.

Os Ecopontos? Aqui na minha rua haviam dois ecopontos. Já os tiraram! Ou porque concentrava muito lixo ou pelo espaço. De facto, agora se queremos reciclar temos de colocar a porta em dias seleccionados sacos com uma etiqueta específica. Ficou apenas o vidrão. As vezes que vi recolher o lixo não vi distinção e cá para mim vai tudo para o mesmo sítio.

E face a esta temática dos sacos, passem a dar sacos de papel! Papel reciclado! Acabem com os de plástico e ponham os de papel a funcionar. Até  podiam por nos supermercados locais onde podíamos depositar papel que seria depois usado para os sacos.


Ou seja há muitas medidas que podem ser tomadas sem ir ao bolsos dos Portugueses (até porque como já ganhamos imenso...)

E já para não falar na energia solar etc...

E vocês o que acham desta medida?


Sem comentários: